Pesquisas Organizacionais
Survey Center

Pesquisas são fundamentais para clarificar percepções, introduzir indicadores, priorizar problemas, avaliar o risco de mudanças, corrigir desvios, tomar decisões, entre outras finalidades.

A utilização dessa ferramenta de gestão de forma planejada, criativa, inovadora, com geração de dados confiáveis e informações de qualidade, agrega um enorme valor para as organizações.

Realizar pesquisas também requer um processo adequado de planejamento, sensibilização, envolvimento e comunicação. Questões como desconfiança, ceticismo, desconforto, resistência, ansiedade e medo são fatores que podem prejudicar a confiabilidade de uma pesquisa.

Um importante fator crítico de qualidade para a realização de uma pesquisa está na construção de um questionário compatível com o estilo de comunicação dos respondentes, a escolha adequada de fatores e questões alvo da análise e o entendimento do ambiente e contexto organizacional.

Saber “o que”, “como” e “quando” perguntar se tornaram competências críticas para a realização de pesquisas organizacionais. Essa expertise é o nosso produto! Resultado de extensa experiência, aplicação de conhecimento e técnicas avançadas.

Pesquisas Organizacionais disponíveis na Plataforma Survey Center

Pesquisas Organizacionais disponíveis na Plataforma Survey Center

As pesquisas de clima, auditoria da cultura, prática de valores, nível de engajamento, imagem institucional, satisfação de clientes e fornecedores, normalmente são as aplicações mais usuais.

A Plataforma Survey Center oferece aplicações diferenciadas, pesquisas próprias para uma série de indicadores que poderão ser extremamente úteis no esforço de melhoria de resultados.

Disponibilizamos pesquisas que medem o nível de risco de mudanças organizacionais e tecnológicas, ceticismo e resistência a projetos, sinergia entre áreas e pessoas, pré-disposição para mudanças, alinhamento interno com o planejamento estratégico, entre outros importantes temas que minimizam a intuição nos processos decisórios.

Existem importantes questões organizacionais que demandam a atenção e análise pelos gestores de uma organização, mas que eventualmente pela sua subjetividade ou complexidade, terminam sendo avaliados de forma intuitiva, reduzindo as possibilidades de aplicação de ações corretivas mais eficazes.

Avalie algumas de nossas pesquisas organizacionais:

Clima Organizacional

Conhecer o nível de satisfação de grupos de colaboradores em relação às suas necessidades e expectativas de ambiente de trabalho na organização. Uma pesquisa identifica focos e prováveis níveis de satisfação, permitindo, por meio de ações localizadas, a melhoria dos níveis alcançados, com uso de técnicas e processos participativos e monitorados.

Auditoria da Cultura

Conhecer os valores, comportamentos e pressupostos da organização, desejados e praticados, de forma a detectar comportamentos grupais que afetam o desempenho empresarial. Seus resultados podem ser utilizados para estratégia e processos. Altamente recomendados para processos de realinhamento da cultura organizacional, fusões e aquisições.

Prática da Visão de Futuro

Conhecer a visão pressupõe definir e alinhar expectativas, que precisam ser monitoradas periodicamente. Em que grau os diversos públicos de opinião estão satisfeitos com a prática da visão? Quais os gaps a serem considerados? Que medidas estão sendo adotadas de fato para a sua consecução? Como estão os prazos?

Prática de Valores

No que diz respeito aos valores organizacionais, o que precisamos conhecer, gerenciar e monitorar periodicamente. Quantos conhecem os valores? Quantos os entendem? Quantos os praticam? Quantos os disseminam?
A partir desse mapeamento, cabem os planos de ação. A prática de valores pressupõe uma metodologia de gerenciamento e monitoramento.

Adesão Estratégica

Conhecer antecipadamente o apoio e engajamento das pessoas para a implantação bem sucedida de uma estratégia de resultados, redução de custos ou inovação. Avaliar o nível atual de desconforto, a atratividade efetiva dos estímulos e a percepção de “custos emocionais e psicológicos” envolvidos. Permitir a mensuração dos níveis de risco da mudança não ser executada no prazo necessário ou ultrapassar o provável orçamento.

Disposição para Mudar

Conhecer antecipadamente o nível atual de insatisfação das pessoas em relação à determinada estratégia, plano ou mudança potencial, avaliando o grau de benefício que percebem com sua adoção e o nível de esforço necessário, considerando aquilo que acreditam, de fato, que pode ser alcançado. Permite antecipar o nível de engajamento efetivo.

Nível de Envolvimento

Conhecer o nível atual de percepção positiva ou negativa das pessoas envolvidas em determinada ação ou projeto, considerando o contexto, a realidade atual e os objetivos e metas a serem alcançados.

Nível de Sinergia

Conhecer a qualidade dos níveis de interação entre as várias áreas da organização. Identificar problemas potenciais ou oportunidades de melhoria específicas.

Nível de Resistência

Conhecer antecipadamente os prováveis níveis de apatia, ceticismo e resistência nas pessoas frente a prováveis iniciativas ou planos de ação, permitindo a neutralização prévia das mesmas e o aumento de sucesso do projeto.

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Análise da Atratividade

Conhecer antecipadamente o nível de alinhamento e compatibilidade entre os “benefícios” previstos da mudança ou ação proposta, quando comparados com as efetivas expectativas individuais das pessoas envolvidas.

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