Pesquisas Organizacionais

© Copyright Skills Network

Análise de Fatores Comportamentais

Resistência, Ceticismo, Mobilização.

Uma ampla gama de Pesquisas permite hoje a identificação, mensuração e análise de aspectos comportamentais organizacionais importantes para o sucesso de desempenho tais como Resistência (mensuração antecipada da não adesão), Mobilização (pré-disposição para a ação), Ceticismo (incredulidade) são exemplos desses fatores.

Se constatarmos, por meio de Pesquisas, que os níveis de Resistência, ou Ceticismo ou Mobilização de um determinado grupo, frente a uma iniciativa, é alto; toda uma estratégia de Comunicação, Mobilização e Implantação será necessária.

Os níveis de “vontade” e pré-disposição das pessoas envolvidas são fundamentais para o sucesso de qualquer iniciativa. Por isso precisam ser medidos antecipadamente, na fase de planejamento.

Análise de Fatores Organizacionais

Estresse, Comunicação, Sinergia, Efetividade dos Processos e Sistemas.

A questão da Comunicação, por exemplo, é um exemplo importante.

À medida que a qualidade do relacionamento interpessoal e interdepartamental é crítica para as relações e níveis de desempenho, as empresas precisam monitorar os padrões de comunicação interna, avaliando os mesmos e estimulando os gestores a melhorarem sempre.

Uma Pesquisa de Comunicação Interna é, com isso, um instrumento simples, prático, que requer pouca complexidade de aplicação, e que pode fornecer informações importantes para avaliação de Sinergia Interna.

Seus resultados devem ser apresentados sob a forma matricial, permitindo a análise completa de todas as relações internas de comunicação da empresa.

Outro fator importante: a Sinergia Organizacional, ou seja, a capacidade dos vários departamentos e colaboradores de uma empresa para atuar de forma produtiva e coletiva, com alto nível de desempenho.

Uma Pesquisa de Sinergia Organizacional aborda a questão da Comunicação e inclui, como subfatores, uma Análise da Efetividade dos Processos Empresariais e uma Análise da Efetividade dos Sistemas de TI.

Tanto na questão da Comunicação como da Sinergia, aspectos secundários, mas relevantes precisam ser considerados como a dinâmica e mobilidade funcional, a homogeneidade da população de avaliadores, os critérios de avaliação e outros.

Poderíamos provavelmente avançar mais algumas páginas discutindo as opções de Pesquisa hoje disponíveis no Mercado, mas pouco utilizadas. O mais importante a considerar é:

  • Identificamos de forma antecipada os fatores e as variáveis que podem afetar o sucesso de nossa decisão?
  • Identificarmos se os aspectos subjetivos e humanos foram definidos? Se forem levantados, medidos e analisados?

Se as respostas forem negativas, provavelmente se trata de uma ótima oportunidade para a criação ou aplicação de uma Pesquisa Organizacional.

Lembre-se de que tudo, independente da sua subjetividade, é passível de mensuração.

« Ant.1 ... 67 8

Gostou? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: