Pesquisas Organizacionais

© Copyright Skills Network

Numa Pesquisa de Prática de Valores, o conceito de “Praticar” está diluído em quatro estágios comportamentais:

  • Conhecimento – quando a pessoa sabe que existe o Valor, tem uma leve noção de seu significado e importância, mas não trabalha a partir dos mesmos ou os considerando.
  • Entendimento – embora sua prática ainda não esteja manifestada, há uma compreensão mais profunda do Valor e uma visão mais prática de como sua prática poderia influenciar positivamente o desempenho pessoal.
  • Prática – é o estágio no qual o Valor está assimilado e é compreendido, o mesmo ocorrendo com a compreensão das vantagens pessoais com sua prática. Isso permite um alinhamento mais efetivo entre o desempenho pessoal e os Valores Corporativos da empresa.
  • Disseminação – é o último estágio, no qual a convicção pessoal da importância dos Valores é tal que a prática gerencial se funde de forma harmoniosa com os mesmos. As reuniões são motivo para explicação dos Valores, as conversas pessoais retratam essa filosofia e o dia-a-dia se torna uma oportunidade permanente de melhoria.

Na (2ª) opção, os mesmos critérios podem ser utilizados, lembrando que nesse caso o objetivo de análise não é mais a empresa como um todo, mas cada pessoa individualmente, que termina, em muitos casos, sendo avaliadas pelos pares, líderes e liderados.

Se uma empresa acredita de fato em Valores (o que nem sempre é o caso), essa mensuração periódica, por meio de Pesquisas, é fundamental também como KPI Estratégico de Processo Corporativo.

Expectativa de Stakeholders

Outra oportunidade interessante pouco aproveitada.

Se a metodologia de Planejamento Estratégico de uma Organização contemplar, na fase inicial, a definição clara dos públicos-alvo relevantes que o desempenho empresarial necessita alcançar, já existirá, provavelmente, uma relação dos mesmos para facilitar essa análise.

São eles, normalmente, os Acionistas, os Clientes, os Colaboradores, a Alta Gestão, os Fornecedores, a Comunidade, a Sociedade e outros mais particulares, como a Mídia eventualmente.

Uma pergunta importante se impõe na fase preliminar de Planejamento, dependendo do modelo.

No caso, a pergunta crítica seria:

O que vocês esperam de nossa empresa ao término dos próximos 12 meses?

Essa definição mais clara de expectativas e sua eventual mensuração (grau de satisfação atual versus o desejado) podem ser extremamente úteis para evitarmos interpretações errôneas, não subestimar ou superestimar objetivos e metas ou mesmo minimizar as possibilidades de não consideramos aspectos considerados relevantes pelos mesmos, de forma particular, e que para nós não tenham a mesma importância.

Ao término de um ciclo, essas mesmas mensurações podem ser muito relevantes para avaliar o desempenho efetivo obtido no período e apresentar explicações e justificativas.

Adesão Estratégica

Eis outra questão organizacional importante e constantemente trabalhada de forma inadequada.

Para melhor explicar essa oportunidade, temos que ter em mente que um processo de Planejamento Estratégico implica em algumas fases básicas, antes de ser implantado, tais como o levantamento de expectativas dos stakeholders, a análise de cenários e restrições, o alinhamento, a formulação estratégica e seu detalhamento.

Nesse ponto do processo algumas etapas essenciais deveriam ocorrer:

  • A Etapa de Comunicação (que é fundamental mais adiante para o desdobramento);
  • A Etapa de Mobilização (quando as pessoas se identificam com a estratégia, aderem e se motivam a executá-la).
  • A Etapa de Implantação propriamente dita deve ocorrer quando as etapas anteriores forem concluídas.

No entanto, na maior parte das empresas, essas etapas não ocorrem.

Saímos da formulação e detalhamento diretamente para a Comunicação e Implantação, sem assegurar ou medir o grau de Mobilização ou adesão que aquela Estratégia gera nas pessoas responsáveis por sua Implantação.

Se essa adesão não ocorrer, ocorrer de forma inadequada ou pelos motivos errados, o risco de fracasso da estratégia em pauta aumenta significativamente.

As perguntas fundamentais de uma Pesquisa de Adesão Estratégica são:

  • Vocês entenderam a Estratégia? Concordam com ela? Dará certo?
  • Estamos, enquanto Liderança, pensando em tudo?
  • Haverá envolvimento e participação adequados?
  • Os prazos são viáveis?
  • Os recursos estão disponíveis?
  • Os papéis e responsabilidades estão claros?

Se considerarmos o tempo e investimentos que alocamos à implantação de nossas estratégias e planos de ação, deveríamos provavelmente investir mais em Pesquisas que precedam a implantação efetiva, informando os pontos da Comunicação e Mobilização que precisam ser previamente trabalhados para a Implantação bem sucedida.

Gostou? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: