Pesquisas Organizacionais

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As Escalas de Mensuração

À medida que o resultado de uma Pesquisa de Clima é o produto entre o conjunto de expectativas pessoais e uma interpretação da realidade organizacional, de fato, estamos medindo duas dimensões subjetivas. Como dados para análise, tais resultados precisam ser considerados como uma informação adicional, preliminar, e não necessariamente a mensuração factual de uma realidade.

Dependendo das características da população-alvo, de seu grau de alfabetização e mesmo das regionalidades linguísticas locais, a compreensão de uma determinada escala pode ser diferente de um local para outros. Na elaboração do questionário, a forma de se colocar uma questão, em função de outros aspectos culturais, pode exigir redações diferenciadas.

Esses aspectos deveriam ser considerados no desenvolvimento dos questionários e suas escalas de mensuração. No entanto, costumamos, em função de prazos e custos, a adotar soluções padronizadas ou homogêneas, correndo o risco de perdermos sensibilidade para questões específicas.

As Prioridades de Ação

Nem todo desvio de Clima precisa ou merece ser priorizado, pois um dos mais importantes critérios para os esforços de melhoria do Clima é o seu alinhamento com a estratégia de negócios da empresa naquele momento. Essa necessidade de alinhamento pode afetar a avaliação de prioridades, se essa for feita de forma mais pontual e de curto prazo.

Devemos nos lembrar de que “gaps” são reduzíveis pela melhoria da realidade ou redução das expectativas, ou seja, um processo eminentemente de comunicação e leitura de realidade.

Precisamos nos lembrar, ao trabalharmos com Clima, que estamos lidando com “fumaça” e não “fogo”. Dados coletados e tabulados exigem ratificação, pois só representam percepções individuais consolidadas (aumentando o risco de deterioração de análise) e produto de critérios pessoais e heterogêneos.

A Comparabilidade de Resultados

Outro aspecto, polêmico, é a comparabilidade de resultados de Clima entre empresas diferentes. Particularmente, entendemos essa comparabilidade como não agregadora de valor, pois o Clima Organizacional de cada empresa é produto de uma ampla gama de fatores, raramente comparáveis. Exemplos: liderança, dinâmica empresarial, cultura de riscos, níveis de retorno, grau interno de estresse, atualização tecnológica, percepção do futuro e outros.

O melhor Clima para uma empresa pode não ser o melhor para outra. Como indicador de um “momentum” da dinâmica empresarial, o Clima precisa ser o que precisa ser. Deve ser utilizado como uma “alavanca” organizacional de resultados, a partir da maior satisfação dos colaboradores. Comparar nem sempre é bom.

Um exemplo simples dessa premissa aplicada é o fato de nunca compararmos o crescimento de nossos filhos, enquanto adolescentes, com a taxa de crescimento dos filhos de nossos vizinhos. São coisas distintas sem correlação crítica.

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