Pesquisas Organizacionais

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As oportunidades de uso das Pesquisas Organizacionais de forma mais planejada, criativa e inovadora, agregando maior valor e base de dados aos processos de tomada de decisão, são imensas.

A Administração, enquanto Arte e Ciência visa, em sua essência, a transformação de recursos em resultados. Enquanto atividade empreendedora e de multiplicação de recursos, as decisões que a norteiam, por sua vez, resultam de análise e reflexão dos dados e informações disponíveis.

Se falharmos na identificação correta desses dados e informações, ou trabalharmos com bases incompletas, os resultados serão necessariamente negativos ou inferiores. Tomar decisões é um processo no qual a qualidade e quantidade de insumos (dados e informações) precisam ser continuamente melhorados. No presente Artigo, discutimos algumas dessas oportunidades.

Antes, porém, cabe um pequeno comentário a título de introdução. É conveniente nos lembrarmos da experiência, em 1937, da Western Electric, nos Estados Unidos. Na época, para avaliar o impacto da iluminação nos níveis de desempenho, a Western realizou uma série de testes aumentando e reduzindo a mesma.

Quando a aumentavam, a produtividade aumentava. No entanto, ao reduzirem de novo os níveis de iluminação, a produtividade continuou aumentando. Confusos pelos fatos, os engenheiros não entendiam a falta de correlação entre a iluminação e a produtividade.

Ao aprofundarem as análises, foi constatado que o que aumentou a produtividade não fora apenas a iluminação, mas a sensação de orgulho dos funcionários ao serem consultados sobre suas opiniões em questões organizacionais. Mesmo reduzindo a iluminação, a sensação de orgulho perdurou.

O exemplo demonstra, a nosso ver, que a própria atividade de coleta de dados e percepções, independente de seus resultados, agrega valor. A realização de uma Pesquisa só ocorre se a opinião do público-alvo for considerada relevante.

Em outras palavras, os resultados de uma Pesquisa são fundamentais, mas não representam o total do valor agregado por esse tipo de instrumento.

Clima Organizacional

Uma Pesquisa conhecida pela maioria das empresas é a de Clima Organizacional. Conhecida mas nem sempre plenamente compreendida e inserida num contexto de gerenciamento de suas variáveis.

Uma Pesquisa de Clima é uma mensuração do intervalo existente entre as expectativas de um determinado público-alvo e a realidade percebida pelos mesmos. Não trata de questões objetivas, mas sim de percepções e leituras de realidade.

Está claramente demonstrado e provado que organizações com Clima “melhor” tendem, consistentemente, a alcançar resultados superiores. Isso, como sabemos, é tão óbvio como afirmar que lavouras com terra melhor, melhores sementes e melhores técnicas de cultivo tendem a dar safras melhores.

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