Pesquisas Organizacionais

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Pesquisas Como Ferramenta de Gestão

Uma das mais estratégicas atividades da Gestão é a Tomada de Decisão. Para tomar decisões, precisamos dispor de dados e informações de qualidade. Para termos essas bases, uma das mais importantes ferramentas de Gestão é a Pesquisa.

Pesquisas Organizacionais (ou seja, Pesquisas sobre fenômenos relativos às organizações), quando desenvolvidas de forma correta e especializada, agregam valor significativo aos processos de Tomada de Decisão.

Seus resultados subsidiam com dados e informações as avaliações de efeito e consequências (Análise do Desvio) e minimizando os riscos de fracasso (Análise da Decisão). Sem as mesmas, a base de percepções utilizada para essas análises pode ser totalmente intuitiva e vulnerável.

Duas dimensões de Informação são fundamentais na Tomada de Decisão, definidas a partir de sua natureza e impacto na decisão:

TOL – Dados e informações TÉCNICAS, OPERACIONAIS e ou LOGÍSTICOS, normalmente fatual e facilmente mensuráveis (custo, preço, prazo, volume e outros), e,

HEA – Dados e informações de natureza HUMANA E AMBIENTAL, ou seja, relacionados às questões subjetivas da Tomada de Decisão, tais como resistência, credibilidade, viabilidade, oportunidade, aceitação, entendimento e outros mais complexos para serem medidos.

Os presentes comentários estão direcionados para as Pesquisas Organizacionais do segundo tipo, ou seja, HEA. Pesquisas que são fundamentais por permitirem a coleta e análise de inúmeros aspectos críticos para a Tomada de Decisão e que nem sempre são objetivos e ou mensuráveis, pois estão relacionados às questões comportamentais.

Mesmo reconhecendo a importância desses levantamentos HEA, usamos, normalmente, sempre os mesmos tipos de Pesquisa: Clima Organizacional, Satisfação de Clientes, Imagem, Great Places to Work e outras semelhantes.

Com isso, considerando as possibilidades de Pesquisas que o ambiente organizacional nos oferece, as empresas tendem a não ser criativas na busca ou aplicação de instrumentos de coleta de percepções HEA mais técnicos e objetivos para análise de seus problemas e a tomada de decisões.

As informações existem, estão disponíveis, mas terminam não sendo aproveitadas pela inexistência de instrumentos de Pesquisa adequados.

Um verdadeiro “campo de petróleo” não utilizado. Se conseguirmos dar esse salto de percepção e “perfurar” melhor, esses “campos”, de forma a criar novas bases de dados e conhecimentos, perceberemos a possibilidade de começar a medir aspectos, fatos ou fenômenos que nunca imaginamos.

Porém são fatores de alta importância para o sucesso de um processo de Gestão, pois dependendo de como forem as Pesquisas estruturadas e aplicadas, agregam informações vitais dificilmente captadas por outra forma de avaliação.

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