Todos nós reconhecemos à importância das Pesquisas Organizacionais para a correta Tomada de Decisão. No entanto, nesse campo da Administração temos muitas oportunidades significativas ainda não exploradas.
Ao considerarmos os vários tipos de Pesquisa, nem sempre conhecidos e utilizados, percebemos que, de fato, muitos de seus aspectos importantes de formulação e aplicação não são sempre discutidos de forma apropriada.
Ao revermos de forma resumida essas Pesquisas, verificamos que com um pouco mais de criatividade e metodologia nas etapas de criação e aplicação, novas bases de dados e percepções poderiam, com baixo custo, ser agregadas aos processos de análise de problemas, reduzindo prazos e custos de implantação.
Com isso, esse Artigo estimula as Empresas a testar esses novos modelos de análise de percepções, às tão chamadas Pesquisas Organizacionais, e utilizar os resultados para aumentar o sucesso de seus processos de Gestão, ao permitir novas opções para a redução dos prazos e custos de implantação.