Motivação, Recompensas e Reforços

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Existe uma hierarquia de necessidades?

As pesquisas não sustentam a ideia precisa de cinco passos hierárquicos de necessidades postulada por Maslow. Parece mais legítimo visualizar as necessidades humanas como operantes em uma hierarquia flexível, como proposto na teoria ERG de Alderfer. No entanto, pode ser útil distinguir entre as propriedades motivadoras de necessidades de nível inferior e de nível superior.

Quão importantes são as diversas necessidades?

As pesquisas quanto à importância de diferentes necessidades não são conclusivas. Indivíduos variam muito com respeito a isto. Eles também podem atribuir valores diferentes às suas necessidades em momentos diferentes, e em idades e estágios de suas carreiras diferentes.

Isto constitui mais uma razão pela qual os gestores devem usar a perspicácia de todas as teorias de contentamento para melhor compreender as diferentes necessidades das pessoas no trabalho.

Teorias de Processos de Motivação

Apesar dos detalhes variarem, cada teoria de contentamento considera gestores como sendo responsáveis pela distribuição de recompensas para que indivíduos encontrem oportunidades para satisfazer necessidades importantes no trabalho.

Outro conjunto de teorias de motivação trata de processos de pensamento que permeiam as respostas individuais a situações de trabalho.

Teoria de Equidade

A teoria de equidade é uma teoria de processo de motivação mais conhecida pelo trabalho de J. Stacy Adams. A essência da teoria é que a iniquidade percebida é um estado motivador – ou seja, quando as pessoas acreditam que foram tratadas com iniquidade em comparação aos outros, elas tentarão eliminar o desconforto e restaurar um sentido de equidade à situação. Além disso, este senso de injustiça baseia-se na seguinte comparação de equidade:

Recompensas da Pessoa -> Recompensas dos Outros | Esforços da Pessoa -> Esforços dos Outros

Comparações de equidade conforme acima exposto tipicamente ocorrem sempre que gestores distribuem recompensas extrínsecas, especialmente quando se trata de incentivos monetários ou aumento de pagamento. Injustiças percebidas ocorrem sempre que as pessoas acreditam que as recompensas recebidas pelo seu esforço de trabalho são injustas, baseado nas recompensas que outras pessoas aparentemente recebem.

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