Teoria de Dois Fatores
A teoria de dois fatores de Frederick Herzberg foi desenvolvida a partir de um padrão identificado nas respostas de quase quatro mil pessoas quando confrontadas com perguntas sobre o trabalho.
Quando questionadas sobre o que “os atraía”, as pessoas tenderam a identificar coisas relacionadas ao trabalho em si. Herzberg denomina isto como sendo fatores de satisfação. Quando questionados sobre o que “não os atraiam”, elas tendiam a identificar mais as coisas relacionadas ao ambiente de trabalho. Herzberg os denomina fatores de higiene.
Começando pelos fatores de higiene, a teoria de dois fatores os considera como sendo fontes de insatisfação no trabalho e de serem derivados de todos os contextos do trabalho. Ou seja, aspectos de insatisfação são considerados mais prováveis no ambiente de trabalho do que a natureza do trabalho em si.
Estas “insatisfações” incluem as condições de trabalho, relações interpessoais, políticas e administração organizacionais, qualidade técnica da supervisão, e salário base.
Herzberg indica que, além disto, a melhoria destes fatores de higiene, como por exemplo, a introdução de música ambiente ou política antitabagista, pode diminuir a insatisfação com estes aspectos de fundo de seu ambiente de trabalho, mas não irão diretamente melhorar a satisfação no emprego.
Isto proclama Herzberg, é controlado por outros fatores totalmente diferentes que devem ser contemplados por um conjunto de iniciativas de gerenciamento muito diferentes.
Para realmente melhorar a satisfação no trabalho, Herzberg aconselha que a atenção de gestores deva ser desviada das questões de fatores de higiene para os fatores de satisfação. Esses fazem parte do contentamento no trabalho; tratam de questões sobre o que as pessoas realmente fazem no trabalho; e afetam diretamente a satisfação no trabalho.
Fazendo-se melhorias no que as pessoas são solicitadas a fazer em seus trabalhos, Herzberg sugere que a satisfação no trabalho e o desempenho podem ser elevados. Os fatores de satisfação importantes incluem coisas como: sentido de realização, sentimentos de reconhecimento, senso de responsabilidade, oportunidade de avanço, e sentimentos de crescimento pessoal.
A teoria de dois fatores de Herzberg serve como um lembrete de que existem dois aspectos importantes em todos os trabalhos:
Aquilo que as pessoas fazem em termos de tarefas – contentamento no trabalho, e.
O ambiente de trabalho em que realizam suas tarefas – contexto do trabalho.
O seu conselho para gestores é de natureza dupla: corrigir sempre a higiene fraca para eliminar quaisquer origens de insatisfação no trabalho; e embutir fatores de satisfação no contexto do trabalho para maximizar as oportunidades de satisfação no trabalho.
A teoria de dois fatores aconselha os gestores a não esperar grandes resultados em termos de desempenho e melhoria da satisfação em função de investimentos em coisas como instalações especiais de escritório, salas atrativas para horários de descanso, ou mesmo salários base elevados.