Motivação, Recompensas e Reforços

© Copyright Skills Network

Necessidades fisiológicas

As necessidades humanas mais básicas: a necessidade de manutenção biológica do tipo alimento, água e bem estar físico.

Hierarquia de necessidades de Maslow: as coisas que as pessoas querem do trabalho.

Apesar das pesquisas realizadas referentes à teoria não terem verificado estritamente os princípios de deficiência e progressão apresentados acima, as ideias de Maslow são muito úteis para compreensão das necessidades das pessoas no trabalho e para determinar o que pode ser feito para satisfazê-las.

Sua teoria aconselha os gestores a reconhecer que necessidades quando privadas a pessoa, dominarão a atenção dos mesmos no trabalho e podem influenciar negativamente sua atitude e comportamento.

Partindo do mesmo princípio, proporcionar oportunidades para satisfazer necessidades pode levar a consequências positivas de motivação. Também oferece alguns exemplos de como os gestores podem usar as ideias de Maslow para melhor satisfazer as necessidades de seus colaboradores.

Observe que as necessidades mais elevadas são preenchidas exclusivamente por recompensas intrínsecas. As necessidades de estima são atendidas por ambas as recompensas intrínsecas e extrínsecas. As necessidades mais básicas são preenchidas apenas por recompensas extrínsecas.

Teoria Erg

Um dos esforços mais conhecidos elaborados sobre o trabalho de Maslow é a teoria ERG (“Existence”, “Relatedness” and “Growth” – Existência, Relacionamento e Crescimento) de Clayton Alderfer. Sua teoria reduz as cinco necessidades de Maslow a três:

Desejos de existência por bem estar fisiológico e material;

Necessidades “de relacionamento” por satisfação em relações interpessoais;

Desejos de crescimento para alcançar crescimento psicológico e desenvolvimento sustentado.

A teoria ERG difere da teoria de Maslow em outros aspectos. Alderfer não pressupõem que necessidades “menores” devam ser satisfeitas antes que as necessidades de nível superior sejam ativadas.

De acordo com a teoria ERG, qualquer e todos estes três tipos de necessidades podem influenciar o comportamento de um indivíduo a qualquer momento. Além disso, Alderfer não pressupõe que necessidades satisfeitas percam seu impacto motivador.

Pelo contrário, a teoria ERG contém um princípio de “regressão frustrante” único, pelo qual uma necessidade “aquém” já satisfeita pode ser reativada e influenciar o comportamento quando não se consegue satisfazer uma necessidade “superior”. Este enfoque oferece um novo meio de contemplar e responder às necessidades das pessoas no trabalho.

Gostou? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: