As principais origens de recompensas intrínsecas são o sentimento de competência, desenvolvimento pessoal e autocontrole experimentado pelas pessoas em suas atividades. O estímulo motivador de recompensas intrínsecas é, portanto interno e não depende das ações de terceiros.
Gestores bem informados conhecem o valor de recompensas intrínsecas e fazem tudo para encorajar a “motivação que vem de dentro”.
Se forem bem usadas tanto as recompensas extrínsecas quanto as intrínsecas, podem ajudar os gestores à efetivamente liderar através de motivação.
Para tal, os gestores devem:
Respeitar a diversidade e diferenças individuais;
Claramente compreender o que as pessoas querem do trabalho; e.
Criar e distribuir recompensas para satisfazer estas necessidades no percurso de preencher os interesses de desempenho da organização.
As teorias de motivação voltadas a estes objetivos podem ser divididas em três categorias principais, cada qual com suas implicações estreitamente diferentes para o gerenciamento do desempenho individual no trabalho.
As teorias de contentamento tentam ajudar os gestores a compreender as necessidades humanas e como as pessoas com diferentes necessidades podem responder a diferentes situações de trabalho.
As teorias de processos tentam ajudar os gestores a compreender como as pessoas dão valor a recompensas e às oportunidades de trabalho disponíveis para alcançá-las.
As teorias de reforço tenta ajudar os gestores a compreender como o comportamento das pessoas é influenciado pelas consequências do mesmo ao seu redor.
Teorias de Motivação por Contentamento
As teorias de motivação por contentamento explicam o comportamento e atitudes no trabalho com base em necessidades individuais. Trata-se de deficiências fisiológicas ou psicológicas que as pessoas sentem compulsão de eliminar de alguma forma.
Apesar de cada uma das teorias a seguir discutir um conjunto de necessidades um pouco diferentes, todas concordam que as necessidades causam tensões que influenciam atitudes e comportamentos.
Bons gestores estabelecem condições pelas quais as pessoas podem satisfazer necessidades importantes através do trabalho. Igualmente, também eliminam do ambiente de trabalho as coisas que bloqueiam ou interferem com a satisfação de necessidades.