Motivação, Recompensas e Reforços

© Copyright Skills Network

Por exemplo, Honeywell and TRW, Inc, usam Pagamento baseado em competências, que oferece compensação monetária de acordo com o número de competências e habilidades relevantes ao negócio que o colaborador domina.

Tais programas são frequentemente encontrados em grupos de trabalho autônomos ou equipes de autogestão em que uma parte da “autogestão” inclui o treinamento e qualificações certificadas de colegas de trabalho em competências e habilidades específicas.

Outro novo “approach” é o pagamento empreendedor, em que indivíduos colocam em risco parte de suas compensações em troca do direito de levar a cabo ideias empreendedoras dentro do âmbito corporativo, recebendo uma participação de quaisquer lucros resultantes.

A AT&T estimula o desenvolvimento de novos empreendimentos através de planos deste tipo. Os colaboradores interessados podem contribuir com parte de seus salários em troca de oportunidades de perseguir novas ideias, com a perspectiva de obter ganhos futuros de renda.

Resumo

Como a motivação influencia o desempenho?

A motivação afeta a disposição das pessoas para trabalhar duro; ou seja, exercer elevados níveis de esforço no trabalho.

A motivação é influenciada por recompensas extrínsecas (externas) e intrínsecas (internas).

O uso de recompensas por gestores deve passar pelo respeito à diversidade individual e refletirem uma compreensão das teorias de motivação de contentamento, processo e reforço.

Quais são os diferentes tipos de necessidades individuais?

A hierarquia de necessidades humanas de Maslow sugere uma progressão de necessidades fisiológicas, de segurança, e sociais de ordem inferior, para necessidades de ordem superior relacionada ao ego e satisfação pessoal.

A teoria ERG de Alderfer identifica necessidades existenciais, de relacionamento e de crescimento.

A teoria de dois fatores de Herzberg aponta para a importância tanto de fatores de contentamento quanto de contexto em relação ao trabalho para satisfazer as necessidades humanas.

A teoria de necessidades adquiridas de McClelland identifica as necessidades de realização, afiliação, e poder, todas as quais podem influenciar o que uma pessoa espera do trabalho.

Quais são as perspicácias das teorias de processo de motivação?

A teoria de equidade de Adams reconhece que comparações sociais acontecem quando recompensas são distribuídas no ambiente de trabalho.

Pessoas que se sentem injustiçadas são motivadas a agir de modo a reduzir este sentimento de iniquidade. Em alguns casos isto pode significar trabalhar com menos vigor no futuro ou buscando um emprego alternativo.

Gostou? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: