Motivação, Recompensas e Reforços

© Copyright Skills Network

Na Corning Glass Works, por exemplo, as realizações individuais podem ser recompensadas por bonificações instantâneas de 3% a 6% do pagamento da pessoa. Peter Maier, diretor de gerenciamento e prevenção de riscos da empresa, concedeu bonificações individuais a 40% de seus colaboradores em um ano. Ele diz: “Se alguém faz um trabalho bacana, você tem que reconhecê-lo”.

Planos de participação de lucros distribuem a alguns ou todos os colaboradores uma proporção do lucro líquido ganho pela organização durante um período de desempenho estabelecido. A quantia em si varia de acordo com o nível dos lucros e o nível de compensação básica de cada pessoa. Por exemplo, na Vatex América, o presidente Jerry Gorde instituiu um programa de participação nos lucros para ajudar a “democratizar o ambiente de trabalho” em sua empresa fabril de camisetas e moletons de US$ 9 milhões.

O programa distribui 10% dos lucros antes do imposto de renda para colaboradores mensalmente, e um valor adicional no final do ano. A parcela exata depende da frequência mensal da pessoa, pontualidade e desempenho conforme atribuído por supervisores.

Planos de participação de ganhos estendem o conceito de participação de lucros permitindo que grupos de colaboradores compartilhem de quaisquer economias ou “ganhos” realizados através de seus esforços para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Fórmulas específicas são usadas para calcular tanto as contribuições de desempenho quanto as recompensas de participação dos ganhos. O Scalon Plan constitui um exemplo clássico, que normalmente resulta em distribuição de 75% dos ganhos para colaboradores e 25% para a empresa.

Planos de propriedade de ações para colaboradores envolvem a aquisição de ações da empresa por parte dos colaboradores.

Enquanto planos formais deste tipo podem ser usados primariamente como esquemas de financiamento na arena de negócios, a propriedade de ações por colaboradores de um modo geral também pode constituir um incentivo importante.

Um “approach” um pouco diferente de propriedade de ações por colaboradores opera através de opções de ações. Estes planos concedem ao portador da opção o direito de comprar ações em uma data futura a um preço fixo.

Quando colaboradores detêm opções de ações, supostamente eles também terão um incentivo para trabalhar duro para aumentar o preço das ações da empresa no futuro – momento em que poderão exercer sua opção e, efetivamente, comprar ações com desconto tendo assim um ganho financeiro. No passado, opções de ações eram usadas principalmente para a compensação de executivos. Hoje estes planos já se estendem a alguns colaboradores.

Pagamento por Sabedoria

Além dos exemplos já citados, outros esquemas criativos estão sendo experimentados que recompensam o conhecimento ou sabedoria. Se por um lado estes esquemas variam quanto ao método, eles têm em comum o objetivo de aumentar a motivação da força de trabalho e estímulo a desempenho elevado através de compensações especiais.

Gostou? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: