A questão real pode estar em se é eticamente correto não controlar o comportamento bem o suficiente para que tanto as metas da organização quanto da pessoa sejam bem atendidas, e não se é eticamente correto controlar o comportamento pura e simplesmente.
Portanto, mesmo com as pesquisas em andamento, o valor das técnicas de reforço parece estar confirmado. Isto é particularmente verdade quando combinadas com a perspicácia de outras teorias de motivação já discutidas.
Motivação e Compensação
Dentre todas as questões administrativas referentes à motivação, possivelmente nenhuma recebe tanta atenção quanto o caso especial de compensação. E entre as tendências e desenvolvimentos atuais, o pagamento por desempenho, esquemas de incentivo compensatório, e pagamento por sabedoria merecem atenção especial.
Pagamento por Desempenho
Em geral, o sucesso de qualquer sistema de pagamento por desempenho está na sua capacidade de associar o pagamento ao desempenho de forma clara e acreditável. Isto significa que o pagamento distribuído de maneira contingente ao desempenho é justo.
Como já definido anteriormente, o pagamento por mérito é um sistema de aumento de recompensa baseado em compensação sobre alguma medida de desempenho pessoal. Distribuindo aumentos de pagamento e outras recompensas importantes com base em mérito, gestores esperam reconhecer colaboradores de elevado desempenho pelas suas realizações e encorajar uma realização ainda maior no futuro.
Gestores também devem lembrar aos colaboradores com desempenho fraco sobre o fato e encorajá-los a fazer melhor no futuro. O conceito de pagamento por desempenho está intimamente ligado a teorias de motivação por equidade, expectativa, e reforço.
Para fazer o elo necessário entre compensação e motivação, no entanto, o “desempenho” deve ser algo combinado, mensurável, e bem definido – as coisas frequentemente são difíceis de realizar na prática. Portanto, administrar sistemas de pagamento por desempenho pode vir a ser um grande desafio para gestores.
Sistemas de Compensação por Incentivos
Um “approach” alternativo para motivação e compensação amarra incentivos monetários a contribuições importantes de desempenho. Isto pode incluir bonificações, participação de lucros e esquemas relacionados aplicados a indivíduos, grupos ou ambos.
Planos de pagamento de bônus proporcionam bonificações para colaboradores baseado no cumprimento de metas de desempenho ou alguma outra contribuição extraordinária, como uma ideia para a melhoria do trabalho.
Tradicionalmente bonificações têm sido mais comuns em nível executivo, mas hoje tem sido usada mais extensivamente em muitas situações. E elas podem ser aplicadas a indivíduos ou grupos.