Motivação, Recompensas e Reforços

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Extinção – Diminui a frequência ou elimina um comportamento indesejável removendo uma consequência agradável contingente a sua ocorrência. Exemplo: Um gerente observa que um determinado operário está recebendo aprovação social de seus colegas de trabalho. O gestor aconselha os colegas a parar de dar tal aprovação.

Reforço Positivo

Dentre as estratégias OB Mod, o reforço positivo se destaca como a mais importante. Deve ser um componente central de qualquer estratégia de gestão motivadora.

Para realizar corretamente o reforço positivo, duas leis devem ser compreendidas: as leis de reforço contingente e reforço imediato.

A lei de reforço contingente diz: Para que uma recompensa tenha um valor máximo de reforço, ela deve ser entregue somente se o comportamento desejado for exibido.

A lei de reforço imediato diz: Quanto mais imediata for a entrega da recompensa após a ocorrência de um comportamento desejável, maior o valor de reforço da recompensa.

Gestor Efetivo
Diretrizes de Reforço Positivo e Repreensão.

Para Reforço Positivo:

  • Identifique claramente os comportamentos de trabalho desejados;
  • Mantenha um inventário diversificado de recompensas;
  • Informe a todos sobre o que deve ser feito para conseguir as recompensas;
  • Reconheça diferenças individuais ao distribuir recompensas;
  • Siga as leis de reforço imediato e reforço contingente.



Para Repreensão:

  • Diga à pessoa o que está sendo feito errado;
  • Diga à pessoa o que está sendo feito certo;
  • Faça a repreensão se adequar ao comportamento;
  • Administre a repreensão em particular;
  • Siga as leis de reforço imediato e reforço contingente.

Aplicadas em conjunto, estas duas leis sugerem que gestores devem dar recompensas o quanto antes possível, de forma contingente ao comportamento desejado. Somente então elas terão impacto máximo como reforços positivos no ambiente de trabalho.

Gestores devem levar vantagem máxima do valor cotidiano e poder destas leis ao buscar reforço positivo. Também devem aplicá-las a “shaping” (modelação), a criação de um novo comportamento através do reforço positivo de aproximações sucessivas ao comportamento desejado. Diversas diretrizes úteis para reforço positivo são apresentadas no Gestor Efetivo.

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