Motivação, Recompensas e Reforços

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O conceito de gerenciamento por objetivos (MBO) constitui um bom exemplo para ilustrar um “approach” participativo para o estabelecimento de metas. Enquanto processo de estabelecimento de metas em conjunto por supervisores e colaboradores, MBO ajuda a liberar o poder motivador da teoria de estabelecimento de metas.

Teoria de Motivação por Reforço

As teorias de contentamento e de processo usam explicações cognitivas para o comportamento. Elas tratam da explicação do “porque” as pessoas fazerem as coisas em termos de satisfação de necessidades, solucionando sentimentos de iniquidade, e / ou perseguindo expectativas positivas e metas de tarefas.

A teoria de reforço, em contraste, visualiza o comportamento humano como sendo determinado pelas consequências ambientais. Ao invés de olhar para dentro da pessoa para explicar a motivação e comportamento, ela focaliza no ambiente externo e as consequências que acarretam para a pessoa.

As premissas básicas da teoria são baseadas na Lei de efeito de Thorndike: O comportamento que tem um resultado agradável provavelmente será repetido; o comportamento que resulta em algo desagradável provavelmente não será repetido.

Estratégias de Reforço

O notável psicólogo B.F.Skinner popularizou o conceito de condicionamento operante, o processo de aplicar a lei de efeito para controlar o comportamento manipulando suas consequências.

Pode-se pensar em condicionamento operante como um processo de aprendizado, como no caso de aprender a andar, em que através de reforço, os pais incentivam a criança a cada passo.

A modificação do comportamento organizacional, ou OB Mod como é abreviado, é um termo que descreve a aplicação de técnicas de condicionamento operante para influenciar o comportamento humano no ambiente de trabalho.

Sua meta é sistematicamente reforçar o comportamento desejável no trabalho e desencorajar o comportamento indesejável. As quatro estratégias de reforço (ou OB Mods) são:

Reforço positivo – Aumenta a frequência ou fortalece o comportamento desejável fazendo com que uma consequência agradável seja contingente a sua ocorrência. Exemplo: Um gestor balança a cabeça para expressar sua aprovação a um colaborador ao fazer um comentário útil durante uma reunião de pessoal.

Reforço negativo – Aumenta a frequência ou fortalece o comportamento desejável fazendo com que uma consequência desagradável seja evitada de forma contingente a sua ocorrência. Exemplo: Um gestor que costuma criticar um colaborador todos os dias devido ao seu atraso deixa de repreender quando o trabalhador chega na hora.

Repreensão – Diminui a frequência ou elimina um comportamento indesejável fazendo com que uma consequência desagradável seja contingente a sua ocorrência. Exemplo: Um gerente retém o pagamento de um colaborador que chega atrasado ao trabalho.

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