Motivação, Recompensas e Reforços

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Dito de outra maneira, um gestor deve criar um ambiente de trabalho em que esforços em tarefas que acatam as necessidades da organização também são vistas pelos colaboradores como caminhos para recompensas altamente desejáveis.

Para Maximizar a Expectativa

Faça a pessoa sentir-se competente e capaz de alcançar o nível desejado de desempenho:

  • Selecione colaboradores com habilidades;
  • Treine os colaboradores a usarem suas habilidades;
  • Apoie os esforços de trabalho;
  • Explique claramente as metas de desempenho

Para Maximizar a Instrumentalidade

Faça a pessoa sentir-se confiante para entender quais as recompensas e resultados decorrentes da realização do desempenho são esperados:

  • Explique claramente os contratos psicológicos;
  • Comunique as possibilidades do resultado do desempenho;
  • Demonstre quais recompensas são contingentes ao desempenho.

Para Maximizar a Valência

Faça a pessoa compreender o valor das diversas possíveis recompensas e resultados no trabalho

  • Identifique as necessidades individuais;
  • Ajuste as recompensas para que atendam estas necessidades.

Teoria de Estabelecimento de Metas

Metas de tarefas, sob a forma de objetivos nítidos e desejáveis de desempenho, constituem a base da teoria de estabelecimento de metas de Edwin Locke. A premissa básica da teoria é que metas de tarefas podem ser altamente motivadoras – se forem estabelecidas corretamente e se forem bem gerenciadas.

Metas podem proporcionar direcionamento para as pessoas no trabalho.

Metas podem elucidar as expectativas de desempenho entre o superior e o subordinado, entre colegas de trabalho, e entre diferentes níveis de autoridade dentro de uma organização. Metas podem estabelecer uma estrutura de referência para o “feedback” de tarefas.

Desta e de outras maneiras relacionadas, Locke acredita que o estabelecimento de metas pode melhorar o desempenho do trabalho individual e a satisfação no trabalho.

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