Motivação, Recompensas e Reforços

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Mais especificamente, Vroom sugere que um gestor deve compreender a importância destes três fatores de expectativa:

Expectativa – a crença de uma pessoa de que trabalhando duro resultará em um nível desejável de desempenho realizado (às vezes referido como expectativa de esforço-desempenho);

Instrumentalidade – a crença de uma pessoa de que um desempenho bem sucedido será acompanhado por recompensas e outros resultados potenciais (às vezes referido como expectativa de desempenho-resultado);

Valência – o valor atribuído por uma pessoa as possíveis recompensas e outros resultados relacionados ao trabalho.

A teoria da expectativa postula que a motivação (M), expectativa (E), instrumentalidade (I), e valência (V) estão relacionadas entre si de maneira multiplicativa: M = E x I x V.

Em outras palavras, a motivação é determinada pela expectativa, vezes a instrumentalidade, vezes a valência.

O efeito multiplicador apresenta implicações administrativas importantes. Matematicamente falando, um zero em qualquer lugar do lado direito da equação (isto é, para E, I, ou V) resultará em motivação nula. Portanto, gestores são aconselhados a agir de tal forma a maximizar todos os três componentes da equação de: motivação – expectativa – instrumentalidade – valência; nenhuma delas pode ser esquecida.

Suponha, por exemplo, que um gestor está pensando se a perspectiva de receber uma promoção será motivadora para um subordinado. Uma suposição típica seria que as pessoas serão motivadas a trabalharem muito para conseguir a promoção.

Mas será que isto é necessariamente verdade? A teoria da expectativa prevê que a motivação de uma pessoa para trabalhar duro com a perspectiva de conseguir uma promoção será baixa caso uma ou mais das três condições a seguir se aplicarem.

Primeiro, se a expectativa for baixa, a motivação será prejudicada. A pessoa poderá achar que não conseguirá atingir o nível de desempenho necessário para receber a promoção. Portanto, por que tentar?

Segundo, se a instrumentalidade for baixa, a motivação será prejudicada. A pessoa pode sentir pouca confiança de que um elevado nível de desempenho resultará em ser promovido. Portanto, por que tentar?

Terceiro, se a valência for baixa, a motivação será prejudicada. A pessoa pode atribuir pouco valor a promoção. Simplesmente não se trata de uma recompensa muito boa. Portanto, mais uma vez, por que tentar?

A teoria da expectativa conscientiza gestores sobre tais questões. Pode ajudá-los a melhor compreender e responder a pontos de vista diferentes no ambiente de trabalho.

Isto inclui trabalhar com cada indivíduo tentando maximizar suas expectativas, instrumentalidades e valências de modo a apoiar os objetivos organizacionais.

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