Motivação, Recompensas e Reforços

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Ao ler este Artigo, tenha em mente as seguintes questões:

Como a motivação influencia o desempenho? Quais são os diferentes tipos de necessidades individuais? Quais são as perspicácias das teorias de motivação? Qual o papel do reforço na motivação? Porque algumas pessoas excedem as outras no trabalho? O que pode ser feito para assegurar que o desempenho máximo de cada colaborador seja atingido?


Estas perguntas são, ou deveriam ser feitas por gestores em todos os arranjos de trabalho, e continuarão a serem sempre muito importantes no ambiente organizacional.

As boas respostas fundamentam-se no respeito pelas pessoas, com todos os seus talentos e diversidade, como recursos humanos em organizações.

Gestores em organizações progressivas já sabem disso; suas lideranças passam pela reflexão e percepção de que “a produtividade por intermédio de pessoas” é um ingrediente chave para o sucesso em longo prazo.

Motivação e Recompensas

O termo motivação é usado na teoria de gerenciamento para descrever as forças dentro da pessoa que conferem o nível, direção, e persistência do esforço despendido no trabalho. Em poucas palavras, uma pessoa motivada trabalha muito; uma pessoa não motivada não o faz.

Um gestor que lidera através de motivação o faz criando condições sob as quais outras pessoas com que o gestor trabalha sintam-se inspiradas a trabalhar duro. Obviamente, uma força de trabalho altamente motivada é indispensável para que resultados de alto desempenho sejam consistentemente atingidos nas organizações.

Uma recompensa pode ser formalmente definida como um retorno positivo do trabalho de valor para uma determinada pessoa. Um ambiente de trabalho motivador é rico em recompensas para pessoas cujos resultados de desempenho ajudam a atingir os objetivos da organização. Existem dois tipos básicos de recompensa disponíveis para as pessoas no trabalho – recompensas extrínsecas e intrínsecas.

Recompensas extrínsecas são administradas externamente.

São resultados de valor atribuídos a alguém por outra pessoa – tipicamente, um gerente ou diretor de nível mais alto. Exemplos comuns de recompensas extrínsecas disponíveis no ambiente de trabalho são pagamentos de incentivos, promoção, dispensa de trabalho, tarefas especiais, instalações de trabalho melhoradas, benefícios, prêmios, elogios, e outros semelhantes. Em todos os casos o estimulo a motivação de recompensas extrínseca origina-se externamente a pessoa.

Recompensas intrínsecas, ou recompensas naturais são autoadministradas.

Elas ocorrem “naturalmente” à medida que a pessoa executa uma tarefa. Neste contexto, são diretamente embutidas no trabalho em si.

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