Modelo de Aprendizagem

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Estilo de Comunicação

A forma que transmitirmos a mensagem, por outro lado, seja para uma pessoa ou um grupo, demanda um mínimo de técnicas básicas. Por exemplo: usar formas de comunicação compatíveis com os estilos de comunicação dos receptores, ou seja, das pessoas que queremos que assimilem a mensagem. Nesse caso, estamos falando do Estilo de Comunicação.

Podemos ter pessoas mais analíticas ou produtoras, ou pessoas mais intuitivas e sensitivas. As primeiras valorizam detalhes, as intuitivas ideias e conceitos. As primeiras se preocupam mais com a validade comprovada das ideias, as segundas com os efeitos potenciais das mesmas.

Eis os dois conceitos fundamentais para assegurarmos um Entender efetivo: Estrutura de Referência e Estilos de Comunicação. Quanto mais, em grupo ou individualmente, criamos e transmitimos nossas mensagens e explicações segundo as ERs e ECs dos nossos públicos-alvo, mais efetividade conseguimos.

Hoje não levamos em consideração essas duas questões de forma adequada. Não conhecemos normalmente as Estruturas de Referência de nossos colaboradores ou equipes, nem seus Estilos de Comunicação.

É natural que nossos processos de comunicação não sejam eficazes o suficiente, pois estamos adotando, por necessidade de agilidade ou “pragmatismo operacional”, abordagens superficiais, do tipo definindo pelos norte-americanos como “spray and pray”.

Modelo de Aprendizagem – Figura 6

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