Modelo de Aprendizagem

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Modelo de Aprendizagem

Modelo de Aprendizagem – Figura 3

Como podemos observar, trata-se de um modelo simples de quatro estágios:

  • O primeiro estágio objetiva a compreensão da mudança desejada,
  • O segundo contempla a visualização dos benefícios pessoais com a aquisição da informação ou do conhecimento,
  • O terceiro está focado na assimilação cognitiva, e.
  • O quarto, ao conciliar o comportamental (Entender/Querer) com o cognitivo (Aprender), é a aplicação do conhecimento propriamente dita, ou seja, a Aprendizagem (Fazer).

Fase I – Entender

Em nossa percepção, é o primeiro e mais importante passo do processo e o menos trabalhado. Quando praticado, é muitas vezes feito de forma errada. Frequentemente vemos pessoas que ocupam posições de liderança mobilizando suas equipes para um desafio ou determinada tarefa com explicações que dão ênfase excessiva, na fase de comunicação, ao “o que” deve ser feito, quando o foco deveria ser, em verdade, no “por que”.

Quando o ser humano compreende a razão por trás da mudança pretendida (seja uma nova ferramenta ou método de trabalho, uma nova meta ou forma de atuar), torna-se bem mais simples explicar o “que” é exigido por parte do mesmo.

Se um de nós assiste a uma palestra, lê um artigo na web, ou vê um programa na TV que nos estimula e provoca interesse, nós mesmos, sem ninguém pedir, vamos atrás da informação detalhada ou técnica desejada.

Entender bem é o resultado de um bom processo de comunicação, que geralmente não ocorre.

O processo de comunicação intraorganizacional é normalmente desprovido das técnicas mais elementares de marketing. Não estudamos nossos “públicos-alvo”, não temos “dados e fatos” sobre “o que” e “como” pensam; o que querem e porque querem, e tratamos seus diversos segmentos de forma única e homogênea.

Temos erros de conteúdo e de forma, quando, por exemplo, desenvolvemos mensagens e peças de comunicação iguais para unidades industriais ou agências no Nordeste e no interior do Paraná, como se seus modelos mentais, estímulos e referências fossem semelhantes.

Também teremos erros em situações em que o autor ou emissor da mensagem (texto, palestra ou conversa) a elabora como se fosse para o uso próprio.

Um engenheiro, provavelmente acreditará que a melhor forma de transmitir sua ideia é com gráficos e tabelas, porque “são muito mais claros e objetivos”. Já um psicólogo talvez use associações ou imagens, para esclarecer conceitos. Entendimento depende de Comunicação.

Uma boa comunicação depende de dois fatores básicos: Mensagem e Forma. Para alcançarmos um bom nível de entendimento, precisamos assegurar que a Mensagem seja adequada e a forma como transmitimos também.

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