Modelo de Aprendizagem

© Copyright Skills Network

Esse posicionamento é importante porque aceitá-lo implica reconhecer que a assimilação e uso adequados da informação ou conhecimento passam pelos processos de transferência (sala de aula, estágios, e-learning, coaching e outros), mas só alcançará seu maior grau de efetividade se acompanhados de um processo de estímulo e mobilização compatível.

Na dimensão empresarial, essa Competitividade Humana (CH) se mede pela compatibilidade entre os níveis de qualificação e motivação das pessoas, e as necessidades da Empresa.

Entendemos que temos um Fator Humano adequado se o Nível de Competitividade disponível, em termos de Competência e Comprometimento, for o exigido pela Estratégia de Negócios. Para entender melhor a questão, podemos utilizar o modelo abaixo.

Modelo de Aprendizagem – Figura 2

Nesse modelo, a Gestão do Fator Humano se desdobra em dois processos críticos: Gestão da Competência (SKILL) e Gestão do Comprometimento (WILL).  
No quadro acima, destacamos os dois Sistemas e seus objetivos, que quando alcançados, geram o “CH” ou Nível de Competitividade necessário ao Negócio. Na base, temos os macroprocessos de Atração, Manutenção e Otimização do Fator Humano, que para serem operacionalizados, necessitam de alinhamentos nos dois Sistemas.

As questões importantes para formulação dos Sistemas estão abaixo da descrição de Objetivos.

A Aprendizagem é finalidade da Gestão da Competência, aqui estruturada com ênfase em Gestão do Conhecimento, suportada pela Gestão do Comprometimento, para geração do nível necessário de adesão, mobilização e ou comprometimento necessários ao desempenho.

A melhoria de desempenho através de ações integradas de Competência e Comprometimento, onde a questão comportamental precede a cognitiva, pode ser descrita através do nosso modelo de aprendizagem.

Gostou? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: