Managing Oneself

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Responsabilidade Por Relacionamentos

Muito poucas pessoas trabalham por si mesmas e obtém resultados por si – alguns poucos artistas, uns poucos cientistas, uns poucos atletas. A maioria das pessoas trabalha com outras e são eficientes com outras pessoas. Isto é verdade não importa se são membros de uma organização ou empregados independentemente. Gerenciar a si mesmo exige assumir a responsabilidade por relacionamentos. Isto tem duas partes.

A primeira é aceitar o fato de que as outras pessoas são tanto indivíduos quanto você o é. Elas insistem em se comportar como seres humanos. Isto quer dizer que elas também têm seus pontos fortes; elas também têm sua maneira de fazer as coisas; elas também têm seus valores. A fim de ser eficiente, você tem de conhecer os pontos fortes, os modos de perform e os valores de seus colegas. Isto parece óbvio, no entanto, poucas pessoas prestam atenção a isto. Um exemplo típico é a pessoa que foi treinada para escrever relatórios em sua primeira tarefa porque o chefe é um leitor. Mesmo quando o próximo chefe é um ouvinte, a pessoa continua escrevendo relatórios que, invariavelmente, não produz nenhum resultado. Invariavelmente, o chefe vai achar que o funcionário é idiota, incompetente e preguiçoso, e ele fracassará. Mas isso poderia ter sido evitado se o funcionário tivesse apenas olhado o novo chefe e analisado como esse chefe perform.

Chefes não são nem um título em um gráfico de uma organização nem uma “função.” Eles são indivíduos e são encarregados de fazer seu trabalho da maneira que fazem melhor. Cabe às pessoas que trabalham com eles o trabalho de observá-los para descobrir como trabalham e para adaptar a si mesmos, o que faz seu chefe mais eficiente. Na verdade, este é o segredo de saber lidar ou “gerenciar” o chefe.

O mesmo é verdade para seus colegas de trabalho. Cada um trabalha à maneira deles e não à sua maneira. E cada um é encarregado de fazer à sua própria maneira. O que importa é se eles perform e quais são seus valores. Quanto ao como ele perform – é provável que cada um faça de maneira diferente. O primeiro segredo da eficácia é compreender as pessoas com quem você trabalha e depender desse conhecimento de forma que possa usar seus pontos fortes, da maneira como trabalham e de seus valores. Relacionamentos de trabalho são tão baseados nas pessoas quanto no trabalho.

A segunda parte de responsabilidade de relacionamento é assumir a responsabilidade pela comunicação. Sempre que eu, ou qualquer outro consultor, começa a trabalhar com uma organização, a primeira coisa que escuto é a respeito de conflito entre personalidades. A maior parte disso vem do fato das pessoas não saberem o que as outras pessoas estão fazendo e como elas fazem seu trabalho, ou em que contribuições às outras pessoas estão concentradas e que resultados esperam. E a razão de não saberem é por não terem perguntado e consequentemente não foram informados.

Este fracasso em perguntar reflete a estupidez humana menos do que reflete a história humana. Até bem pouco tempo, não era necessário dizer qualquer uma dessas coisas a qualquer pessoa. Em uma cidade medieval, todos em um distrito exerciam o mesmo ofício. Na área rural, todos em um vale trabalhavam com o mesmo tipo de plantação logo que o gelo derretia no chão. Mesmo aquelas poucas pessoas que faziam coisas que não eram “comuns”, trabalhavam sozinhas, então não tinham de dizer a ninguém o que estavam fazendo.

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