Poucos ouvintes podem ser fabricados ou podem transformar-se em leitores competentes – e vice versa. O ouvinte que tentar ser um leitor sofrerá, portanto, o destino de Lyndon Johnson, enquanto que o leitor que tentar ser um ouvinte terá o destino de Dwight Eisenhower. Eles não terão um bom desempenho ou alcançarão coisa alguma.
Como Eu Aprendo?
A segunda coisa para saber a respeito de como uma pessoa perform é saber como ela aprende. Muitos escritores de primeira classe – Winston Churchill é um exemplo – não têm um bom desempenho na escola. Eles tendem a lembrar da escola como pura tortura. Por outro lado, poucos de seus colegas de classe relembram da mesma maneira. Eles podem não ter gostado muito da escola, porém o pior que acharam foi o tédio. A explicação é que os escritores não aprendem, via de regra, ouvindo ou lendo. Eles aprendem escrevendo. Uma vez que as escolas não permitem que aprendam dessa maneira, tiram notas baixas.
Escolas no mundo todo são organizadas pressupondo que só existe uma maneira correta de aprender e que essa é a mesma maneira para todos. Contudo, ser forçado a aprender da maneira que a escola ensina é puro inferno para os alunos que aprendem de modo diferente. Sem dúvida, existe meia dúzia de maneiras de aprender diferentes.
Existem pessoas como o Churchill que aprendem escrevendo. Algumas pessoas aprendem tomando muitas notas. Por exemplo, Bethoven deixou um grande número de cadernos de rascunho, apesar de dizer que nunca olhava de fato para esses rascunhos quando compunha. Perguntado por que os guardava, dizem que ele respondeu, “Se não escrevo imediatamente, eu esqueço logo depois. Se coloco em um rascunho, nunca esqueço e nunca tenho de olhar de volta.” Algumas pessoas aprendem fazendo. Outras aprendem ouvindo a si mesmas.
Um diretor que eu conheço que converteu um negócio de família pequeno e medíocre em uma das primeiras companhias de sua indústria foi uma dessas pessoas que aprendem falando. Ele tinha o hábito de chamar todo o seu staff sênior em seu escritório uma vez por semana e estão conversar com eles por duas ou três horas. Ele levantava questões de política e discutia três posições diferentes de cada uma. Ele raramente perguntava a seus associados por comentários ou dúvidas; ele simplesmente precisava de uma plateia para ouvir a si mesmo falando. Ele aprendeu assim. E embora ele seja um caso um pouco extremo, aprender falando não é de maneira alguma um método comum. Advogados bem sucedidos, que enfrentam tribunais, aprendem da mesma maneira, assim como muitos médicos de diagnósticos (e eu também).
De todos os pedaços de autoconhecimento importantes, entender o como você aprende é o mais fácil de adquirir. Quando eu pergunto as pessoas, “Como você aprende?” a maioria delas sabe a resposta. Mas quando eu pergunto, “Você age de acordo com esse conhecimento?” poucos respondem sim. E ainda assim, agir de acordo com esse conhecimento é a chave para uma boa performance; ou melhor, não agir de acordo com esse conhecimento condena uma pessoa a não performance.
Como eu perform? E como eu aprendo? São as primeiras perguntas a fazer. Todavia, elas não são de jeito algum as únicas. A fim de gerenciar a si mesmo de forma eficiente, você tem de perguntar, Eu trabalho melhor com pessoas ou sou um solitário? E se você realmente trabalhar melhor com pessoas, você então deve perguntar, Em que tipo de relacionamento?