Managing Oneself

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Existem três maneiras de desenvolver uma segunda carreira. A primeira é, de fato começar uma. Normalmente isso não leva mais do que sair de um tipo de organização para outro: por exemplo, o controlador divisional em uma grande corporação, torna-se o controlador de um hospital de tamanho médio. Contudo, existe um número crescente de pessoas que mudam para linhas de trabalho completamente diferentes: por exemplo, o executivo ou oficial do governo que entra para o ministério aos 45; ou o gerente de nível médio que deixa a vida em uma corporação depois de vinte anos para frequentar a faculdade de direito e torna-se um advogado de uma pequena cidade.

Nós veremos muito mais segundas carreiras abraçadas por pessoas que atingiram um sucesso modesto em seus primeiros empregos. Essas pessoas têm habilidades sólidas e sabem como trabalhar. Elas precisam de uma comunidade – a casa está vazia com os filhos fora de casa – e também precisam de renda. Mas acima de tudo, elas precisam de desafio.

A segunda maneira de se preparar para a segunda metade de sua vida é desenvolver uma carreira paralela. Muitas pessoas que são muito bem sucedidas em suas primeiras carreiras, permanecem no trabalho que vêm fazendo, ou tempo integral ou meio período ou ainda em uma base de consultoria. Entretanto, além disso, elas criam um trabalho paralelo, normalmente em uma organização sem fins lucrativos, que consome outras dez horas de trabalho por semana.

Por exemplo, elas podem assumir a administração de suas igrejas ou a presidência do Conselho Local de Garotas Escoteiras. Elas podem dirigir o abrigo velho de mulheres, trabalhar como bibliotecária de crianças na biblioteca pública, fazer parte do quadro da escola, etc.

Finalmente, existem os empreendedores sociais. Estas são normalmente pessoas que foram muito bem sucedidas em suas primeiras carreiras. Elas amam seu trabalho mas ele não mais as desafiam. Em muitos casos elas continuam fazendo o que sempre fizeram todo o tempo mas gastam menos tempo nisso. Normalmente começam uma nova atividade, geralmente sem fins lucrativos. Por exemplo, meu amigo Bob Buford construiu uma companhia de televisão muito bem sucedida que ele ainda dirige. Mas ele também fundou e construiu uma organização bem sucedida sem fins lucrativos que trabalha com igrejas protestantes e está construindo outra sem fins lucrativos, para ensinar empreendedores sociais como lidar com seu próprio negócio enquanto ainda dirige seus negócios originais.

As pessoas que gerenciam a segunda parte de suas vidas podem sempre ser uma minoria. A maioria pode “se aposentar no emprego” e contar os anos até sua aposentadoria real. Mas é essa minoria, os homens e as mulheres que veem uma expectativa de vida longa como uma oportunidade tanto para si mesmas como para a sociedade, que se tornarão líderes e modelos.

Existe um pré-requisito para gerenciar a segunda metade de sua vida: você deve começar muito antes dela chegar. Quando pela primeira vez tornou-se claro, há 30 anos que a expectativa de vida produtiva estava aumentando rapidamente, muitos observadores (incluindo a mim mesmo) acreditavam que as pessoas aposentadas se tornariam cada vez mais voluntários para instituições sem fins lucrativos. Isto não aconteceu. Se a pessoa não começa a ser voluntária antes dos 40 ou por aí, ela não será voluntária depois dos 60.

De forma semelhante, todos os empreendedores sociais que eu conheço começaram a trabalhar em sua segunda carreira antes de alcançarem o cume do seu negócio original. Considere o exemplo de um advogado de sucesso, o conselheiro legal de uma grande corporação, que tinha começado um negócio para estabelecer escolas modelo em seu estado. Ele começou a ser voluntário de trabalho legal para as escolas quando tinha em torno de 35 anos.

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