Cultura Organizacional

© Copyright Skills Network

“Como a cultura se forma se desenvolve e se transforma”.

1. Um Modelo Dinâmico de Cultura Organizacional

O meio mais simples de compreender a “cultura” de um grupo social é entendê-la como a soma do conhecimento coletivo ou compartilhado. A cultura permite o desenvolvimento da capacidade de sobrevivência do grupo no seu ambiente externo e da administração de seus próprios assuntos internos. Cultura é a solução para problemas externos e internos, adotada consistentemente por um grupo. Transmitida aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

As soluções, eventualmente, tornam-se pressupostos sobre a natureza da realidade, da verdade, do tempo, do espaço, da atividade e natureza do homem e das relações humanas, passando então a serem aceitas sem discussão e, finalmente, caindo no inconsciente. O poder da cultura é derivado do fato de que ela funciona como um conjunto de pressupostos que são inconscientes e dados como certos.

Os problemas, que qualquer grupo enfrenta, podem ser mais bem conceituados como questões de sobrevivência externa e integração interna. Qualquer empresa, tenha ela acabado de se formar ou de se unir a outra, para sobreviver no seu ambiente externo, deve desenvolver:

1.1. O sentido de sua própria missão ou tarefa primária – uma razão para existir;

1.2. Objetivos concretos que sejam, tipicamente, derivados da missão primária;

1.3. Meios para atingir esses objetivos, desenvolvendo estruturas organizacionais adequadas e processos de tomada de decisões;

1.4. Meios de monitorar o progresso através do desenvolvimento de sistemas de informação e de controle;

1.5. Meios de correção de processos e estruturas, visando a atingir os objetivos prefixados.

Para funcionar, entretanto, o grupo deve ter:

A. Uma linguagem comum e categorias conceituais compartilhadas;

B. Algum modo de definir seus limites e selecionar seus integrantes: um processo tipicamente incorporado aos sistemas de recrutamento, seleção, socialização, treinamento e desenvolvimento da organização;

C. Uma forma de atribuir autoridade, poder, “status”, propriedade e outros recursos;

D. Normas para lidar com relações interpessoais e intimidades, criando o que é frequentemente chamado de estilo ou clima da organização;

E. Critérios para distribuir recompensas e punições;

F. Uma forma de lidar com acontecimentos incontroláveis, imprevisíveis e cansativos. Um problema habitualmente solucionado pelo desenvolvimento de ideologias, religiões, superstições, pensamento mágico e coisas semelhantes.

1 23 ... 7Próx. »

Gostou? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: